A falta de consultores e técnicos qualificados para atuar com soluções de gestão empresarial (ERP) levou a SAP a, em conjunto com a ASUG (Associação de Usuários SAP), montar o Esperansap. Trata-se de um programa voltado a oferecer cursos gratuitos para pessoas desempregadas ou com baixa renda.
O projeto nasceu na Venezuela e foi trazido ao Brasil em 2010, explica o presidente da SAP no País, Luis César Verdi. “O programa começou na cidade de São Paulo, mas queremos ampliar para outros locais do País neste ano”, afirma o executivo, citando que a empresa estuda a implementação de cursos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em localidades da região Sul, até o final de 2011.
O programa conta com seis módulos de cursos diferentes: Gestão de Materiais (MM), Custos e Controladoria (CO), Vendas e Distribuição (SD), Finanças (FI), Recursos Humanos (HR) e ABAP. “E, durante o processo seletivo, escolhemos pessoas que tenham algum tipo de conhecimento relacionado”, detalha Vieites. Ele informa que, para a última turma, mais de 2 mil pessoas concorreram às vagas do Esperansap, por meio do site oficial da iniciativa.
Novas vagas de emprego
O presidente da SAP Brasil admite que, atualmente, a falta de mão de obra qualificada representa um problema importante para a empresa. “Hoje, temos cerca de 10 mil consultores no mercado brasileiro com treinamento e certificação. Mas precisamos ampliar essa comunidade, de maneira descentralizada”, destaca Verdi, ao citar que a empresa tem uma série de iniciativas voltadas a formar profissionais em todo o território nacional.
Segundo expectativas da SAP, até 2014, serão abertas de 4 mil a 5 mil novas vagas para consultores especializados em soluções da companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário